As mais de 200 mil vagas de empregos que são oferecidas hoje no Brasil, e que não são ocupadas, em sua maioria, por falta de qualificação profissional foi o motivo que levou o deputado Roberto Britto a destinar, através de emenda orçamentária, recursos para a realização de cursos de capacitação profissional em diversos municípios do Estado.
Camareira, garçom, cozinheira, pizzaiolo e confeiteiro são os cursos que estão sendo oferecidos à população, em virtude de uma verba orcamentária destinada para o deputado. Entendendo a importância dessa ação para o desenvolvimento dos cidadãos, através da qualificação profissional, foi que Britto em parceria com o Centro Espírita Estrela do Seara, localizado no bairro do Uruguai, em Salvador, viabilizou a realização das aulas que acontecem desde o dia 05 de abril.
Os cursos que estão sendo ministrados vão até o dia 30, quando concluirão a qualificação de mais de 300 inscritos. Segundo informações do Centro, a maioria dos alunos vieram do próprio bairro e de regiões vizinhas. Mulheres donas de casa e desempregadas compuseram o perfil das pessoas beneficiadas.
Entre estes existem, ainda, candidatos como a senhora Ana Sueli Conceição, 53, que está assistindo as aulas do curso de confeiteira para aprimorar as técnicas já desenvolvidas no seu dia-a-dia. Sueli ocupa o cargo de presidente da Associação de Doceiras de Itapagipe (Adocci). “Meu objetivo é aprender mais e poder passar para as outras parceiras da Adocci, o conhecimento que estou adquirindo com o curso”, declarou.
De acordo com Britto, a essência de ações como esta é possibilitar uma mudança real na vida das pessoas, através da qualificação profissional. “Estes cursos possibilitam enxergar a chance de mudar de vida e abrir portas para o mercado de trabalho”, enfatizou.
Devido a grande procura, os cursos oferecidos, nesta primeira edição, vão ser dados continuidade em outros municípios. Entre os dias 03 a 28 de maio, Camaçari será o próximo local a sediar as aulas de capacitação, com 350 vagas. Simões Filho, Dias D`ávila e Mata de São João são algumas das cidades inclusas no roteiro.
Segundo o Assessor do deputado, Eduardo Góes, a expectativa é de que, ao final dos cursos que acontecerão em 17 localidades, mais de 8 mil pessoas sejam beneficiadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário